sexta-feira, 15 de junho de 2012

As causas dos transtornos alimentares

Por Fábio Salzano e Táki Cordas


Médicos e pesquisadores acreditam que as causas dos transtornos alimentares baseiam-se num modelo multifatorial, ou seja apresentam participação de componentes  biológicos, genéticos, psicológicos, socioculturais e familiares. 
a) Fatores genéticos: pesquisas indicam maior prevalência de transtornos alimentares em algumas famílias, sugerindo uma agregação familiar com possibilidade de um fator genético associado. 
b) Fatores biológicos: alterações nos neurotransmissores moduladores da fome e da saciedade como a noradrenalina, serotonina, colecistoquinina e diferentes neuropeptídeos têm sido postuladas como predisponentes para os transtornos alimentares.
c) Fatores socioculturais: a obsessão em ter um corpo magro e perfeito é reforçada no dia-a-dia da sociedade ocidental. A valorização de atrizes e modelos, geralmente abaixo do peso, em oposição ao escárnio sofrido pelos obesos, é um exemplo disso.
d) Fatores familiares: dificuldades de comunicação entre os membros da família, interações tempestuosas e conflitantes podem ser consideradas mantenedoras dos transtornos alimentares. 
e) Fatores psicológicos: algumas alterações características como baixa auto-estima, rigidez no comportamento, distorções cognitivas, necessidade de manter controle completo sobre sua vida, falta de confiança podem anteceder o desenvolvimento do quadro clínico.
Fonte: SALZANO Fábio, CORDAS Táki;As causas e o tratamento dos transtornos alimentares. Site<http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/as_causas_e_o_tratamento_dos_transtornos_alimentares.html>

Nenhum comentário:

Postar um comentário